quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Portuguese Wikileaks



De acordo com telegramas secretos trocados entre a embaixada dos Estados Unidos em Lisboa e o Departamento de Estado, em Washington, e a que tivemos acesso, depois de os ter negociado num jantar na “Toca do Júlio”, algumas indiscrições diplomáticas, agora reveladas, podem fazer perigar não só as relações internacionais, como o difícil equilíbrio da nossa política doméstica. Passamos a revelar, já devidamente traduzidos:
Lisbon Embassy, 2012.10.07 to State Department ,Washington DC, SECRET.” Depois de averiguações dos agentes da CIA colocados nesta capital, apuramos que o presidente do país, Cavaco Silva, é um fervoroso adepto do regresso à monarquia, atestado pelo facto de frequentemente ser visto em público a comer um doce chamado bolo-rei. Além do mais, sofre de paranóia, e mania da perseguição, tendo recentemente obrigado os serviços secretos a despistar a Playstation de um funcionário do palácio por, segundo ele, esta conter um dispositivo de escuta ligado à sede dos socialistas, no Largo do Rato. Silva é um conservador, e está totalmente dependente da mulher, que lhe dita os discursos enquanto cozinha pataniscas, uma comida étnica que se consome muito neste país. Temos um agente no palácio presidencial disfarçado de cozinheiro, outro como alfaiate do primeiro-ministro e introduzimos uma toupeira no seu inner circle, a interceptar comunicações. Vários advogados locais e um conhecido economista, Medina Carreira, também trabalham para nós na contra-informação.”
State Department to Lisbon Embassy, Washington D.C.2010.10.09. SECRET “A secretária Clinton solicita informações sobre a situação económica, a Reserva Federal equaciona comprar dívida portuguesa, será bom negócio pois em Abril de 2013, poder-se-á revender com juros de 9% a 10 anos. Em complemento, estamos a ponderar ficar com os novos submarinos para um espectáculo de luz e som no Sea World em San Diego. Urgente.”
Lisbon, 2012.10.13 to State Department, SECRET. “Apesar de o governo publicitar que resolverá o problema da dívida até 2013, sabemos pelos nossos homens em Pequim que os chineses já compraram a maioria das empresas, e até vários ministérios, e que a principal praça de Lisboa vai ser transformada na maior loja de trezentos do mundo. Vários monumentos vão ser transformados em restaurantes, e o Mosteiro dos Jerónimos acolherá um casino. A situação da moeda é confusa, pois apesar de o euro ser ainda a moeda oficial, alguns empresários desportivos do norte fazem transacções em “fruta”, enquanto outros usam como padrão de referência o “robalo”. Cada “robalo” convertível equivale a 100.000 dólares cada, câmbio de Setembro. Marcar uma reunião para fazer lobby chega a custar a módica quantia de quatro “robalos”.
State Department to Lisbon Embassy, 2012.10.18, SECRET- “Solicita-se informação urgente sobre colaboração do Governo Português na luta contra o terrorismo”
Lisbon Embassy 2012.10.19 to State Department, SECRET.-“A posição do governo em Lisboa é equívoca, consta que um barco nos estaleiros de Viana do Castelo, comprado pelos venezuelanos, contém encapotado um bunker onde se guardam armas de destruição massiva, transportadas do Iraque, depois da Tempestade no Deserto. Seria de impor uma zona de exclusão aérea entre Porto e Caminha e enviar um porta-aviões, para um desembarque de marines na costa, e aprisionar o dito navio, antes que este viaje para a Venezuela. No entanto, como combinado, os portugueses continuam a manter o nosso acordo para negar a existência de voos da CIA, são muito profissionais a dissimular, temos de reconhecer. Possuímos igualmente informações de que há um Garganta Funda no governo, pois todas as conversas privadas saem diariamente num tablóide matutino da capital, poupando-nos muito trabalho no terreno. Há igualmente sintomas de insurreição em Lisboa, para os lados dum bairro chamado Alvalade, onde snipers têm feito várias baixas entre os locais, sendo muitos os danos colaterais, os mais religiosos acreditam ser castigo de Jesus, que aqui é representado como louro e com uma farta cabeleira.”
State Department to Lisbon Embassy, 2012.10.23, TOP SECRET-“ A secretária Clinton e o conselheiro de segurança nacional ficaram muito preocupados com os últimos telegramas enviados do posto de Lisboa, pois contrariam tudo o que tem sido afirmado pelo Governo local ao presidente Obama. Informe urgente.”
Lisbon, 2012.10.24 to State Department, Washington DC, TOP SECRET-“O embaixador reuniu com o primeiro-ministro, e com os líderes da oposição, que transmitiram as seguintes informações: Portugal manter-se-á fiel parceiro na NATO desde que o Presidente diga que o primeiro-ministro é o campeão do combate ao défice, o líder do PS desde que o recebam em Washington, e o do CDS se o deixarem visitar os subterrâneos do Pentágono, com um chapéu de almirante, como nos filmes. Na rua o clima é calmo, desde que o Benfica ganhe o campeonato de futebol, o apresentador Mendes entregue electrodomésticos num concurso, e a astróloga Maya desista de uma operação para aumentar as nádegas. Querem também os direitos de difusão em primeira mão para a Europa toda a nova série da Anatomia de Grey, e bilhetes grátis para o Disney World para todos os deputados e famílias.”
Washington DC to Lisbon Embassy, 2012.10.26, TOP SECRET- “O Departamento de Estado, depois dos perturbantes relatos anteriormente enviados, vai propor ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que seja decretada uma zona de exclusão aérea em todo o país, e enviar brigadas psiquiátricas. Segundo analistas do nosso Departamento de Saúde, estará em curso uma pandemia de insanidade, e a Organização Mundial de Saúde foi já avisada para fazer controlo sanitário a todos os viajantes provenientes de e para Portugal. Um antídoto contra os efeitos de alucinogénos vai ser enviado com urgência para o terreno. Os casos mais graves, a impor quarentena sanitária, estão localizados na ilha da Madeira, dali terá partido o vírus que contaminou entre outros o presidente Chavez, da Venezuela, parece que se propaga através de uma bebida chamada poncha.”
Refira-se que antes de partir para a Suécia, onde vai fazer um retiro sexual, digo, espiritual, a nossa fonte quis visitar a redacção do jornal Correio da Manhã, considerado uma referência mundial de excelência em fugas de informação, tendo ficado surpreso pelo êxito que a modesta fuga de alguns telegramas da Wikileaks aqui teve, num país onde a violação sistemática de segredos é algo normal. Efectivamente, basta pedir para guardar um segredo, para ele ser logo revelado.

Sem comentários:

Enviar um comentário