segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Perspectivas e perguntas para 2015

Em 2015 passarão 800 anos da assinatura da Magna Carta por João Sem Terra, 600 da conquista de Ceuta e da morte de D. Filipa de Lencastre, 500 da morte de Afonso de Albuquerque, 200 da batalha de Waterloo, 150 do fim da guerra civil americana e do assassinato de Abraham Lincoln, 100 anos da edição do primeiro numero do Orpheu, e do nascimento de personalidades como Edith Piaf, Anthony Quinn, Orson Welles, Mario Monicelli, Ingrid Bergman, Frank Sinatra, Arthur Miller, Saul Below, Roland Barthes, e o centenário da morte de Ramalho Ortigão. Igualmente 50 anos do desaparecimento de Winston Churchill, T.S.Elliot, Malcolm X, Nat King Cole, Le Corbusier ou Albert Schweitzer, bem como do assassínio do general Humberto Delgado. Destaque ainda para os 40 anos das independências em 1975 de Moçambique (25 de Junho) Cabo Verde (5 de Julho) S. Tomé e Príncipe (12 de Julho) e Angola (11 de Novembro).
Em Sintra, de assinalar os 90 anos da criação da freguesia de Queluz, os 80 da morte de mestre Artur Anjos Teixeira, os 70 da construção do Cine-Teatro Carlos Manuel, os 60 da inauguração do Hotel de Seteais, os 40 da inumação de Ferreira de Castro na Serra de Sintra e, sobretudo, os 20 anos da elevação de Sintra a Património da Humanidade, e da fundação do Real Massamá.
Dez perguntas para 2015, para conferir daqui por um ano:

1- Irá ser dado um uso adequado ao edifício do Museu do Brinquedo?
2- Estará a ARU da Vila de Sintra finalmente a operar?
3-Será em 2015 que se resolverá o problema do trânsito e estacionamento no Centro Histórico?
4-Será efectuado o restauro e devolvida à fruição pública a Quinta da Ribafria?
5-Haverá decisão sobre o funicular/teleférico?
6-Voltará a ser editada uma publicação cultural em suporte de papel dedicada à investigação e divulgação de artigos científicos sobre Sintra?
7-Será iniciada a reconstrução do Hotel Netto?
8-Conseguirá a Startup Sintra apoiar as industrias criativas no concelho de Sintra?
9-Teremos uma 50ª edição do Festival de Sintra reconciliada com o público e à altura da efeméride?
10-Como se irão assinalar os 20 anos da elevação de Sintra a Paisagem Cultural classificada pela UNESCO?

Sem comentários:

Enviar um comentário