Follow by Email

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Lançamento do livro do Dr. Hermínio Santos





A monografia INSTITUIÇÕES DE SINTRA- ABORDAGEM SOBRE INSTITUIÇÕES EXTINTAS, da autoria de Francisco Hermínio Santos, obra editada com o apoio da União das Freguesias de Sintra, vai ser lançada no próximo dia 23 de Setembro de 2017, sábado, pelas 15.30 h no anfiteatro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sintra.

Colabora na cerimónia a ACTIS-Universidade Sénior de Sintra, através da apresentação do grupo Cavaquinhos da ACTIS, bem como terá lugar um momento de poesia sintrense a cargo do Grupo de Leitores de Poesia da ACTIS. Serão igualmente exibidas três curtas fitas cinematográficas sobre Sintra dos anos 20, 30 e 40 do século XX.
Francisco Hermínio Santos é um conhecido publicista e divulgador da História de Sintra.  Natural de Sintra, onde nasceu em 1940, tem formação na área do Serviço Social, tendo desenvolvido parte do seu labor no antigo Ultramar Português. Regressado a Portugal, fixou-se na sua vila natal onde estabeleceu profícuos laços com os movimentos associativos, de solidariedade social e humanitários, mas envolvendo-se, também, na causa pública como autarca.
Apreciando, sobretudo, o seu percurso profissional, solidário, associativista e como coleccionador de «coisas de Sintra», o livro Instituições de Sintra – Abordagem Sobre Instituições Extintas afigura-se como um corolário natural do seu percurso de vida. Porquanto, meticulosa e pacientemente, compilou informação escrita e iconográfica acerca das instituições extintas no território da União das Freguesias de Sintra, constituindo, deste modo, um corpus de mais valia incontornável, não só como fundamental para o resgate das memorações perdidas das nossas reminiscências colectivas, mas afigurando-se, ainda, como incontornável instrumento de trabalho, isto no âmbito da historiografia sintrense. Instituições de Sintra – Abordagem Sobre Instituições Extintas disponibiliza conteúdos, desde a Idade Média até à nossa contemporaneidade plena, e, muito em particular, os alusivos aos séculos XIX e XX, quando, no seio do Romantismo, as mais diversas agremiações conheceram um período de florescimento que se prolongou pelo evo novecentista.
A Alagamares há muito acompanha a atividade de Francisco Hermínio Santos, sendo que a temática da obra ora lançada foi já objeto de uma sua intervenção no III Encontro de História de Sintra, promovido pela Alagamares-Associação Cultural em Maio de 2007, sob o título “Instituições Desaparecidas de Sintra”, e representa um claro contributo para a nossa História Local dos últimos cento e cinquenta anos.
Deixamos pois o convite a comparecer neste evento de reconhecido interesse cultural.



 






 









Sem comentários:

Enviar um comentário