quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Recordar o Professor Joaquim Fontes



Passam no dia 10 de Setembro 54 anos da morte do Prof. Joaquim Fontes, antigo presidente da Câmara de Sintra e o único que morreu no cargo, em 1960.

Joaquim Fontes (1892-1960) foi professor da Faculdade de Medicina, arqueólogo, e também vereador e presidente da Câmara de Sintra (1958-1960), secretário-geral, conservador do museu de Odrinhas, sócio honorário e presidente da Associação de Arqueólogos Portugueses durante dezassete anos seguidos. Docente de Fisiologia e Obstetrícia, desde 1911 que o professor Joaquim Fontes começou a chamar a atenção dos arqueólogos, não só nacionais como estrangeiros, para os trabalhos a que se dedicava. O seu ramo predilecto era a Pré-História, e nesta o Paleolítico Superior mereceu as suas preferências. Levou os resultados das suas investigações a congressos internacionais (França, Suíça, Espanha) e o seu campo de pesquisa não se limitou ao nosso país, pois tomou parte em escavações em França e em Espanha.

Em Sintra organizou Jornadas Arqueológicas com muito sucesso; nelas não só tomaram parte cientistas portugueses como também estrangeiros. Foi por sua iniciativa que se criou o Museu de Odrinhas, na sua versão inicial, numa altura em que reunir uma série de objectos arqueológicos no local ou proximidades do lugar onde tiveram expressão ainda não estava bem arreigada no país. Assim, no Museu de Odrinhas encontram-se também objectos que foram encontrados nas ruínas de São Romão, em Lourel, e que foram deslocados para lá, como um túmulo cupiforme romano (retirado das ruínas da capela) e uma ara romana (encontrada no altar). Algumas das poucas notas históricas e etnográficas escritas sobre a freguesia de Algueirão Mem Martins foram escritas pelo Prof. Joaquim Fontes. No seu livro 'Mem Martins, Notas Históricas e Etnográficas' ele descreve as Festas da Nossa Senhora da Natividade, os saloios, a história de Mem Martins e a sua agricultura nos séculos XVIII a XX. 

Sem comentários:

Enviar um comentário