sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Sombras e Património(s)

Decorreu no Centro Cultural Olga Cadaval a 17 de dezembro um pouco habitual espetáculo que, mais que convocar sentidos e emoções, reuniu o que de melhor Sintra tem e por vezes ignoramos e desvalorizamos, a pretexto da celebração dos 25 anos da Paisagem Cultural de Sintra.

Escancarando as portas tortuosas da pandemia, viveu-se na brumosa noite de Sintra um virtuoso momento de união e criatividade despoletado pelos protagonistas da dispersa comunidade cultural, em boa hora congregados para viver e pensar esta nossa terra de equívocos e contrastes. Como na lenda, em que dois irmãos se digladiam pela mesma mulher, tombando por um amor aziago, também no palco de luz e sombras várias Sintras irmãs se contemplaram, gémeas, mas distantes, sangrando, mas condenadas a estar juntas. É a Sintra do onirismo militante, com a serra ao lado, milenar guardiã e larvar berço de lendas e histórias, de mouros e cristãos, visionários reis e viajantes, aristocratas e feiticeiros, espantados com o renovado verde, em presépio aninhando casas, palácios, fontes e miradouros. E aquela outra ondem batem ritmos e matizes, surpresas e ilusões, alunos para a escola e funcionários para o serviço, senhoras para as compras e reformados para o jardim, agrilhoados contribuintes a pagar o dízimo ou utentes contando cêntimos para pagar a água, sitiada nos bairros disfuncionais, depósitos de vidas por viver, ao sonolento som do comboio pendular, das ruas sujas e das raivas contidas.

Pelo Olga Cadaval desfilou o difuso imaginário dum Éden terreal, frio no inverno e cacimbado no verão, poetizado pela subtileza poética da encenação de Paulo Cintrão e Rui Mário, dos últimos guardiões e druidas desta Sintra que teimamos em venerar e que, muitas vezes destruímos, como os dois irmãos que só puderam viver morrendo.

Utópico altar de poetas, lusitano reino dum palpável Parnasso, pelo palco sedento de Sintra se respirou a vontade de a redescobrir, rodopiando os atores como Prometeu na caverna buscando a luz da caverna impossível, mas logo ali ao lado, afinal, com as suas contradições e verdades.

Apurados os sentidos, sem os ver, alojados no camarote do Tempo, vimos e imaginámos fantasmagóricos castelos, catalépticas condessas, festas e bodos populares, à sombra da Lua argêntea, hoje de novo assolados por ameaças pestilentas.

Foi bom ver e sentir o exército de Sintra, sentinelas fazendo cultura, em generosidade se entregando ao público, no fundo, construindo Cidade e dando sinal de maioridade e de entrega. Sintra precisa dos seus artistas, de quem a sente e pressente, e bem irão os poderes se não perderem de vista este importante ativo, muitas vezes na intermitência de sobreviver, mas senhores do elixir mágico que nos liberta da modorra e recorda como é bom poder guardar e viver este legado secular. Uma noite redentora, pois, não só a repetir, mas a perpetuar.



Sem comentários:

Enviar um comentário