quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Aniversário da Base Aérea de Sintra

A Base Aérea Nº 1 (BA1) está localizada na Granja do Marquês, próximo da serra de Sintra.
As origens da Base Aérea Nº 1 remontam a 1914, após promulgação pelo Presidente da República Manuel de Arriaga, a 14 de maio, da lei que cria a Escola Militar de Aviação, com base em estudos efetuados pelo Aero Club de Portugal.
Esta escola, inicialmente construída em 1915 em Vila Nova da Rainha, foi transferida para a Granja do Marquês em 5 de fevereiro de 1920. Posteriormente, em 1928, viu o seu nome alterado para Escola Militar de Aeronáutica, até à sua extinção em outubro de 1939, altura em que passou a designar-se por Base Aérea Nº 1.
Foi, portanto, na Granja do Marquês que durante longos anos se formaram os pilotos e especialistas da Força Aérea, mantendo-se a BA1 vocacionada para a formação de pilotos, através da utilização das aeronaves Chipmunk da Academia da Força Aérea e dos Epsilon TB 30 da Esquadra 101.
Esta esquadra foi criada em 1989, após a extinção da esquadra 102 de Instrução Básica de Pilotagem (T-37), onde se formaram várias gerações de pilotos da Força Aérea e cuja patrulha acrobática "Asas de Portugal" tão condignamente a representou.
Na área da BA1 existem as instalações da Academia da Força Aérea (AFA) e o Museu do Ar.

Em 1925 aí eram usados 14 Caudrons G3, como o da foto,  para instrução básica, dada a sua robustez

Sem comentários:

Enviar um comentário