terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Democracia Virtual


Portugal entrou na CEE, ninguém foi consultado. Assinou os tratados de Maastricht, Nice, Lisboa, etc, ninguém foi consultado. Entrou no euro, ninguém foi consultado. Assinou um acordo com a troika, nem a Assembleia da República nem o Tribunal Constitucional se pronunciaram, apesar de colidir com perceitos constitucionais. Suspendem-se direitos fundamentais, ninguém é consultado. É a democracia "orgânica".
Na Europa o directório franco- alemão decide, ninguém é consultado, só para a foto de família. A Dinamarca faz referendo contra a Constituição Europeia, repete-se até dizer sim; a Irlanda diz não ao Tratado de Lisboa, repete-se até dizer sim; Umas coisas são a 27, outras a 17, outras só para o Espaço Schengen, o euro só vale em alguns países. É a "União Europeia".
Flagelados nas finanças e nos bolsos, os gregos querem fazer um referendo para decidir o seu destino, e cai o Carmo e a Trindade, isto é Merkel e Sarkozy quase a bater. Depois de vampirizarem as pessoas, falta agora retirar-lhes a soberania.
Tempos de Chumbo estes, onde a democracia é uma miragem e os poderes fácticos a realidade. Um dia gostava de viver numa democracia....

Sem comentários:

Enviar um comentário