O sector do turismo tem
muito partido a tirar dos 21 mil milhões de euros do novo quadro comunitário de
apoio, desde que aposte na competitividade, internacionalização e promoção,
sendo que mais de 40% dos fundos comunitários são destinados à competitividade
e à internacionalização, duas vertentes em que o turismo está e deverá estar
bastante presente.
Não basta olhar para os
fundos apenas na vertente da construção de equipamentos hoteleiros, mas sim
numa lógica de promoção das empresas e dos destinos, com produtos novos, e uma
maior rentabilização das vantagens competitivas de cada região. Há pois que alinhar
estratégias e financiamento,
instrumentos de política pública para o desenvolvimento do turismo e os
Programas Operacionais do Acordo de Parceria 2014-2020, contribuindo para uma
maior selectividade e articulação de
investimentos, tendo em vista uma maior eficácia na aplicação dos fundos
comunitários no desenvolvimento do turismo, num quadro que potencie redes e plataformas tendentes à
valorização económica do turismo.
Sintra é um dos
concelhos onde a actividade turística é central como actividade económica
geradora de emprego, beneficiando da sua classificação como Paisagem Cultural
da Humanidade, e de um conjunto de factores virtuosos onde se associam
paisagem, História, gastronomia, praias e proximidade aos grandes centros
urbanos e a um aeroporto internacional.
Em 2014 aqui se realizou
o 49º Festival de Música de Sintra, eventos como a Feira Quinhentista, os
Arabian Days e a Feira Setecentista, as Jornadas Europeias do Património, o XVI
Congresso Ibero-Americano de Urbanismo, o Festival de Estátuas Vivas de Sintra
ou o European Le Mans Series, 4 horas do Estoril. Entre as acções de promoção
realizadas destaque para a habitual participação na BTL e a promoção do
programa Active Sintra, dedicado ao turismo de aventura, a Promoção city &
short breaks, e distinções para unidades hoteleiras de Sintra no âmbito da
TripAdvisor Travellers Choice Awards 2014, a distinção de quatro monumentos de
Sintra na categoria de “10 Principais Atracções em Portugal”, a distinção do
destino Sintra no top das “10 Breathtaking Town in Europe you’ve probably never
heard of”, a distinção do Festival de Sintra nos “10 Best Advice for
Travelers”, um site associado ao jornal diário USA Today, e prémios para dois
vinhos de Colares: o Casal Sta. Maria
Sauvignon Blanc 2012, com a medalha internacional de prata no ”Concours
mondial du Sauvignon 2014” e o Casal Sta.
Maria Arinto 2013, com a medalha de prata no “Concurso de vinhos de
Portugal 2014”. Quatro praias do concelho de Sintra foram distinguidas pela
Quercus devido à excelência da qualidade das águas, e a European Best
Destinations distinguiu Sintra com o 1º lugar na categoria “Castelos Mais
Bonitos da Europa” e 4º lugar na categoria “Melhores Tesouros Escondidos da
Europa“. Sem ser já novidade, Monserrate foi distinguido como melhor jardim
histórico do mundo e a Parques de Sintra como melhor empresa de conservação de
jardins históricos.
Em 2014 dispúnhamos de
1691 camas de alojamento tradicional, 78 no espaço rural e de habitação, 723 no
campo da hospedagem, 502 em alojamentos locais e 166 em apartamentos,
registando os nossos postos de Turismo até ao terceiro trimestre de 2014
221.857 visitantes. O Palácio da Pena, superando largamente o milhão de
visitantes, foi o segundo monumento mais visitado do país.
Manter em qualidade e
crescer em quantidade deve ser uma opção estratégica, sendo que os mercados
europeus, o brasileiro e os asiáticos são referenciais. A nossa costa é
excelente para a prática de desportos radicais, tendo o bodyboard já criado raízes e hábitos no mapa de eventos, captando
um nicho de visitantes importante e animação nas nossas praias e zonas
balneares, tudo se procurando fazer para trazer outros eventos, e que se possam
distribuir ao longo do ano, dinamizando as zonas balneares na chamada “época
baixa”, e com benefícios para o comércio local e os alojamentos hoteleiros.
Também o segmento do golfe tem grandes potencialidades de expansão, cabendo
aqui um papel fundamental aos operadores turísticos e às associações do sector.
Destaque para a qualidade de campos como os da Penha Longa, Belas Clube de
Campo ou da Beloura, com provas dadas e número de eventos ao longo do ano.
Sintra é uma região
bastante heterogénea como destino turístico, seja no plano cultural, balnear ou
artístico, estando a surgir novas centralidades em espaços menos usados, como a
Quinta da Ribafria, o antigo Museu do Brinquedo, futuro Museu das Notícias, a
abrir em Março do ano que vem, o Centro Interactivo Mitos e Lendas, que abrirá
no dia 31 de Julho no antigo Turismo, e o Centro Cultural Kobayashi, a abrir em
2016.
Também no sector
vinícola há potencialidades a explorar. Colares
é região demarcada desde 1908 e as características únicas dos seus vinhos
devem-se à combinação de castas, solo e clima temperado e húmido no Verão, mas
principalmente ao facto da vinha ser plantada em "chão de areia". O
vinho de Colares não é produzido numa área muito extensa, pelo que a sua
produção é limitada, mas tem vindo a obter bons resultados no mercado
exportador, assim procurando nós que se mantenha, bem como a denominação de
origem e o prestígio que lhe está associado.
A gestão da orla
costeira é uma área onde a Câmara se tem de articular com diversas entidades da
Administração Central. A conjugação mágica de uma serra inebriante com um
litoral de praias atlânticas e límpidas, a sensação inesperada de tanto se
poder sentir na Baviera ou na floresta tropical, associado a um intenso
festival dos sentidos para percorrer demoradamente, fazem de Sintra, como
escreveu Vergílio Ferreira, “ o único
lugar do país onde a História se fez Jardim.”
No contexto das visitas
tendo por destino Lisboa- e agora alargadas com o aumento dos barcos de
cruzeiro e a instalação de companhias aéreas low cost no aeroporto de Lisboa-, Sintra tem visto aumentar o
número de visitantes, o que, sendo uma boa notícia, deve ser aprofundado no
sentido de convencer os operadores e visitantes de que tal período não é
minimamente suficiente para apreender e usufruir de tudo o que Sintra tem para
oferecer. O aumento do número de visitantes, num ano que assinala os 20 anos da
elevação de Sintra a Património da Humanidade na categoria de Paisagem Cultural
e a permanência de visitantes por períodos superiores a um dia, bem como a
complementaridade de oferta, não só ao nível patrimonial, mas da frequência de
espectáculos e eventos, são realidades que merecem acompanhamento e
investimentos sólidos e sustentáveis, bem elaborados, com branding e planos de
negócios assentes em estudos aturados. Para tanto, não se pode desperdiçar a
oportunidade que o Portugal 2020 oferece nos seus diversos programas, devendo
pois todos os operadores do sector apresentarem projectos e apostarem na
criação de Futuro, assim virando a página do crescimento anémico dos últimos
anos, mas que na área turística felizmente se não fez sentir tão gravosamente.
Não há galinhas de ovos de ouro, mas há que aproveitar os ovos para fazer as
melhores omeletas.
Sem comentários:
Enviar um comentário