domingo, 28 de agosto de 2011

Homenagem a Tozé Brito nas Festas do Mar em Cascais


As Festas do Mar em Cascais homenageiam hoje Tozé Brito. Se para alguns este nome não dirá muito já, para a minha geração e para a música portuguesa representou uma época, naquilo a que se convencionou chamar música ligeira.
Aos 18 anos Tozé Brito tocou no Quarteto 1111.Participou no Festival RTP da Canção de 1972 com "Se Quiseres Ouvir Cantar".Os Green Windows, grupo paralelo ao Quarteto 1111, começaram em 1972 no Festival dos Dois Mundos, composto por José Cid, Tozé Brito, Moniz Pereira, Mike Seargeant e as mulheres de alguns deles. Cantavam em inglês, numa tentativa de internacionalização que não chegou a ser bem sucedida e duraram até 1976, quando decide formar os Gemini com Mike Sargeant, Fá e Teresa Miguel. "Pensando em ti", a primeira canção do grupo, foi editada em Dezembro de 1976 e atingiu o galardão de disco de ouro, o mais alto da altura. Foi considerado, tendo em conta as vendas, o compositor português do ano para a revista Billboard. Os Gemini foram os vencedores do Festival RTP da Canção, em 1978, terminando no ano seguinte.
"Bem Bom" das Doce vence o Festival RTP da Canção em 1982.Edita o disco "Adeus Até Ao Meu Regresso (Apenas oito Canções de Amor)" no ano seguinte."Penso em ti, eu sei" de Adelaide Ferreira vence o Festival em 1985.
Iniciou a sua carreira de compositor aos 17 anos, destacando-se a parceria com Ary dos Santos. As mais de 400 canções inscritas na SPA foram cantadas por intérpretes como Carlos do Carmo, Ana Moura, Luís Represas, Doce, Anjos, Cândida Branca Flor, Simone de Oliveira, Paulo de Carvalho, Tonicha, Francisco José, Tony de Matos, José Cid, Marco Paulo, António Pinto Basto, Herman José, Adelaide Ferreira, Dulce Pontes e Lúcia Moniz, entre outros. Escreveu em parceria com autores como José Carlos Ary dos Santos, Joaquim Pessoa, César de Oliveira, António Tavares Teles, António Avelar Pinho ou Mike Sergeant, entre música para teatro de revista, comédias musicais, cinema e televisão. Parabéns, Tozé Brito!

Sem comentários:

Enviar um comentário