sábado, 18 de abril de 2015

Sugestões Culturais para Abril e Maio





Sugestões, Eventos e Notícias

 23 de Abril-20h-Tertúlia sobre Ralph Waldo Emerson


A tertúlia literária Os Meninos da Avó Renascidos promove no próximo dia 23 de Abril mais um jantar literário, desta vez centrada sobre o pensador e escritor norte-americano Ralph Waldo Emerson (1803-1882), cuja crítica das convenções – religiosas, sociais e políticas – se revela perfeitamente actual. Emerson, “voz oracular”, e um dos pais das letras americanas, pode ajudar-nos a questionar e a agir sobre os dilemas actuais do relativismo ético, incerteza ecológica, individualismo egótico e indiferença social, levando-nos a procurar ler e inscrever a natureza humana numa relação sustentável com o ambiente.
Nesta tertúlia será apresentada uma antologia recentemente publicada intitulada Natural in Verso, um contributo de escritores e académicos portugueses e norte-americanos para a implementação da “escrita da natureza” em Portugal. Com chancela da Mariposa Azual, nela participam nomes como Margarida Ferra, Miguel Cardoso, Frank X Gaspar, Gabriel Gudding, Jorge Telles de Menezes, José Mário Silva, Mário Jorge Torres, Teresa F. A. Alves  ou Terry Gifford. A partir das 23h, será aberta a tertúlia aos poetas e presentes que tenham poemas seus ou textos para mostrar ou ler.
Desta feita o jantar dos tertulianos será puramente Vegan, o que se enquadra bem na temática proposta, contando-se não só com a presença de responsáveis da editora Mariposa Azual, como também de alguns dos mentores da edição da antologia, a qual se encontrará igualmente à venda para os interessados. O preço da refeição (ás 20h)  será de 5,50 euros, a qual inclui uma bebida e café. A entrada é livre para os que não vão jantar, começando as actividades pelas 21h30m.

Legendary, Rua Dr. Alfredo da Costa, 8 r/c, Sintra, 219243825

As reservas podem ser efectuadas para os contactos: 
jornal.selene@gmail.com , Tlm. 96 235 5891, ou directamente no Café Legendary.
Produção das associações culturais  Caminho Sentido, Alagamares e Teatro Tapa-Furos.

25 de Abril- 11h
Reabertura dos jardins da Quinta da Ribafria.
Sendo uma causa que a Alagamares tem abraçado, convidam-se os associados e amigos a estar presentes e posteriormente transmitirem-nos por escrito a sua opinião sobre as obras e o futuro do local.

25 de Abril- 15h
Rota d'Artes no Museu Anjos Teixeira
Palestra de Fernando Morais Gomes "História e estórias do 25 de Abril em Sintra". Entrada Livre.

7 de Maio-18h
Galeria Sintra Magic
 Palestra de João Rodil "Sintra e a Geração d'Orpheu"
Orpheu foi uma Revista Trimestral de Literatura publicada em Lisboa em 1915, com apenas dois números publicados, e o seu vanguardismo inspirou movimentos literários subsequentes de renovação da literatura portuguesa. Mau grado o impacto negativo que a Orpheu causou na crítica do seu tempo, a relevância desta revista literária advém de ter, efectivamente, introduzido em Portugal o movimento modernista, associando nesse projecto importantes nomes das letras e das artes, como Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada-Negreiros ou Santa-Rita Pintor, que ficaram conhecidos como geração d’Orpheu.

 Não deixando passar o centenário, vai a Alagamares promover uma sessão denominada “Sintra e a Geração d’Orpheu” na 5ª feira, dia 7 de Maio, pelas 18h, na Galeria Sintra Magic, no interior da Quinta do Relógio, mesmo em frente da Quinta da Regaleira. Será orador João Rodil, escritor e historiador, e autor entre outros do afamado “Serra, Luas e Literatura”. Entrada Livre.


Na mesma sessão será igualmente apresentado o nº 15 da revista Nova Águia, dedicado a essa efeméride.


10 de Maio-13h
Salão de Galamares
Almoço de Confraternização com o Grupo Desportivo e Cultural de Galamares.
OUTROS EVENTOS EM PREPARAÇÃO:
30 DE MAIO- VISITA GUIADA A TOMAR, POR OCASIÃO DA FESTA TEMPLÁRIA DE TOMAR. 1 DIA


A PARTIR DE JUNHO E COM PERIODICIDADE MENSAL, EXCLUINDO AGOSTO, SERÃO ORGANIZADAS 4 SESSÕES QUE PODERÃO CONSTAR DE SESSÕES LITERÁRIAS, JANTARES OU COLÓQUIOS, DESTINADAS A ASSINALAR OS 40 ANOS DAS INDEPENDÊNCIAS DOS PAÍSES AFRICANOS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA, COM COM 2 PAÍSES EVOCADOS EM CADA SESSÃO. (EM ORGANIZAÇÃO)

E MAIS O QUE SE VERÁ!

Informações e inscrições para todos os eventos para:
924203824 


Sem comentários:

Enviar um comentário