quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Guilherme Leite, um saloio com coração



Conheço pessoalmente o Guilherme Leite há cerca de 4 anos, quando com João Rodil e outros se lançou no inovador projecto da Saloia TV , e, posteriormente por via do Sintra Canal, onde mantive uma rubrica de entrevistas culturais durante alguns meses. Sempre e sem o solicitar fez a cobertura dos eventos da Alagamares, à qual estou ligado, e jamais ofereceu apoio e colaboração esperando algo em troca. Com a bonomia que lhe é reconhecida, pôs o seu esforço e dedicação ao serviço de Sintra e da idiossincrasia própria dum segmento da sua população, cobrindo os eventos, dando notícias, realizando entrevistas, para tanto se servindo de um meio ainda incipiente, mas inovador: a Internet. Frustradas as expectativas que a TDT parecia anunciar como meio ao serviço de novos canais de televisão, continuou o Guilherme Leite a fazer o serviço público em Sintra, sem apoios e colocando inclusive a sua casa à disposição como estúdio improvisado( recordo a minha primeira entrevista à SALOIA TV em sua casa, em Odrinhas, na qual vagamente se ouvia um cão no quintal, a ladrar...).
O Guilherme Leite, homem dos "apanhados", não é pessoa de se deixar apanhar e prepara já para breve um novo fôlego para a sua (nossa) TV digital, e para tanto necessário se torna que a sociedade civil perceba que a comunicação e informação à distância dum clique reduz distâncias, aproxima emoções e torna-nos mais globais na nossa individualidade. E é caso para dizer: pode um concelho como Sintra dispensar o mérito e experiência dum Guilherme Leite aliado a uma vontade de criar a montra de todos nós, num portátil ou tablet perto de si?
Um abraço pois ao Guilherme, quando novidades estão prestes a despontar, e aos investidores e empresários, um recado: nõ percam o comboio do futuro.
 

1 comentário: